
A psicoterapia é uma modalidade de terapia, cuja finalidade é tratar os mais diversos problemas psicológicos e, para isso, propõe intervenções psicológicas, cujos objetivos centrais são:
-
auxiliar o processo de autoconhecimento do paciente;
-
permitir que o paciente compreenda as causas do que lhe acomete para encontrar recursos internos para lidar com tais dificuldades;
-
desenvolver meios de agir no mundo, observando seus traços de personalidade e suas questões existenciais.
Ao longo do processo terapêutico, vários pequenos progressos acontecem entre as sessões, os quais o paciente passa a experienciar novas situações, emoções, facetas de si, formas de comportamento.
As mudanças mais profundas são percebidas no que se refere às estruturas dos traços de personalidade do paciente e do seu funcionamento psíquico: adquire novas posturas em relação a si mesmo e aos outros, adquire novas capacidades e competências, novas formas de reagir ao meio.
Sobretudo, o sucesso terapêutico conduz a um aumento da autoestima do paciente, à compreensão dos problemas que o afligem e da história de vida que conduziu a eles.
Conjugados todos esses benefícios o objetivo mais amplo da psicoterapia é propiciar ao paciente a modificação dos sintomas, significativa melhora no bem-estar e no autoconhecimento da sua estrutura de personalidade.